quinta-feira, 30 de junho de 2011

Zoo tenta reintroduzir na natureza espécie quase extinta
14 de junho de 2011 15h22 atualizado às 15h23



Funcionários do zoológico de Praga preparam um cavalo de Przewalski para transporte. Foto: Reuters

Funcionários do zoológico de Praga preparam um cavalo de Przewalski para transporte
Foto: Reuters


O zoológico de Praga, na República Checa, organiza a reintrodução na natureza de cavalos de Przewalski (Equus ferus przewalskii, um dos animais mais ameaçados de extinção no planeta. Na verdade, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a espécie chegou a ser considerada extinta na natureza, mas programas de reintrodução de espécimes que estavam em cativeiro salvaram o animal.

Nesta terça-feira, o zoo organizou o transporte de quatro cavalos selvagens da Mongólia (como a espécie também é conhecida) para o país que lhe dá nome. Os animais estavam em uma fazenda e foram levados em um avião militar para a província mongol de Khovd para que vivam no habitat natural da espécie.

Segundo a IUCN, a espécie desapareceu em 1969, quando acabou a última população conhecida, na China. Nos anos 90, esforços de reintrodução na natureza começaram na Mongólia, China, Cazaquistão e Ucrânia, mas apenas no primeiro país os programas deram resultado.

Ainda de acordo com a organização, acredita-se que existam 325 desses animais vivos na natureza, inclusive aqueles que já nasceram no habitat natural após os programas de reintrodução.

Com informações da agência Reuters..

Comentário: O triste é que muitas pessoas só aprendem a preservar a natureza e os animais, quando estes já estão

ameaçados de extinção. Agora resta torcer e cuidar dos cavalos Przewalski, para que continuem a ter sucesso em sua reintrodução na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário